Noite intensa marcou a nossa festa de São Joãolloween fora de época + Día de los Muertos + Día de Pancho Villa + Tributo a Michael Jackson, regada a vinho barato, competitividade amigável e Fanta Uva. O clima na Casa Cláudia foi de criatividade, rebeldia e desafio às convenções estabelecidas. DRs e Alces cruzando o Atlântico, histórias que ficarão para a posteridade.
Mas, no momento, nos ocupemos dos aspectos artístico-culturais da noite. A subversão e a reapropriação de conceitos tomaram o palco principal, não sem uma generosa pitada de irreverência - ecos da semana de 22 - e levaram aos píncaros da glória os ganhadores das categorias competitivas. Graças aos vencedores, os presentes nesta noite histórica voltaram para casa com mais perguntas do que respostas sobre a natureza da Arte, do Belo, sobre quem foi ou não foi com a cara de quem e quais os significados simbólicos dos chifres através de diferentes culturas. As fundações tremeram, e mesmo bastiões da cultura ocidental como a lenda arturiana foram deixados em segundo plano.
Sem mais delongas, apresentamos os vencedores de cada categoria da noite:
- Melhor fantasia: Muitos são os que podem se fantasiar de fantasma ou mulher-gato no Halloween. Ainda alguns podem pensar em subverter e ironizar o próprio conceito no âmago da festa, e irem fantasiados de si mesmos, um gesto de ironia tão sutil que a maioria não entende; de fato, alguns participantes seguiram por esta rota na festa. Entretanto, o ganhador desta categoria levou a subversão a um novo nível, indo fantasiado de uma faceta de si mesmo, em ato de múltiplos significados artísticos e sociais. Se por um lado ele se afirma, se mostrando em um aspecto pouco visto antes entre amigos, por outro a sua fantasia embute uma clara crítica à ética capitalista do trabalho que confunde o indivíduo com o seu emprego, como se dissesse "vejam, eu estou fantasiado disso, mas não sou isso; meu trabalho não me define". Por isso tudo, ganhou Túlio o prêmio de melhor fantasia com sua criação "Fantasia de Advogado".
- Melhor imitação de MJ: Explicações e elucubrações sobre o vencedor dessa categoria são supérfluas para quem teve a oportunidade de ve-lo em ação, ao vivo ou no famoso (e infame) vídeo da coreografia de Thriller. Os princípios cartesianos da coreografia foram desafiados e saíram com a cabeça e os pés doendo. Uma performance com muita verve, com muito gusto, que se destacou por unanimidade: Brüno.
- Pumpkin carving: Sabe-se hoje que muitos artistas revolucionários morreram sem que ninguém visse sua genialidade. Da mesma forma, não se viu nesta noite os méritos artísticos da ganhadora, mas mesmo assim o júri provou sua atitude avant garde e decidiu por uma releitura do próprio conceito de premiação, entregando-a então a Lygia.
- Prêmio especial pelo conjunto da obra: O que falar sobre a homenageada da noite? Todos conhecemos Larissa. Todos já não fomos com a cara dela em algum momento. Ganhou por vida e obra, pela sua personalidade e pelas suas conexões no meio artístico da cidade (grande amiga de Ângela de Oliveira). Como esperado, ela não quis posar para a foto, mas todos podemos imaginar a sua alegria ao receber o prêmio (nada mais, nada menos que O Código da Vinci de Dan Brown) cansada e com sono às altas horas da madrugada.
E isto encerrou a premiação por este ano.
11 comentários:
E o premio de melhor post da historia do flog vai pra tauto, lógico.
MELHOR! EVER! (tô imitando tu, mas pensei a mesma coisa ao ler, viu, brunex, sem ver comments ainda).
Precisamos providenciar o prêmio para ele, talvez "A filha da primavera". =P
Ah, sobre Túlio: duas facetas - advogado E pastor. Mas tua análise acadêmica foi tão bem fundamentada, andrei, que a gente aceita uma só.
=D
Ah.
O marcador concorre acirrado com "Eca:Leíza."
E esse trema em Brüno só vi agora. =P
Ixe, vou comentar + coisa, já tô vendo.
eu só tenho uma coisa a dizer nesse momento _
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
depois eu juro que eu digo alguma outra coisa - uma que preste - sobre o melhor post da estória do flog, prometo ;p
sim, os créditos das fotos tá? pra gio? nessa hora? oi?
"Todos já não fomos com a cara dela em algum momento"
hhauehuaehehehaueheuh Essa foi a melhor. Mas Tulio mezzo advogado mezzo pastor realmente mereceu o grande prêmio. Metalinguagem é isso.
Sim, todas as fotos by gio.
q estória é essa? :)
Eu fico me perguntando por que essa releitura do blog (nos atuais tempos de twitter)foi sair justamente de alguém sem formação jornalística oficial.
definitivamente, o melhor post de todos os tempos de todos os blogs.
isso inaugura um novo horizonte, amplo e profundo. sai da simples postagem da fotografia, que poderia ser comparada à notícia, e vai ao âmago da questão, ao cerne do evento. É praticamente uma cobertura, uma coluna social, uma grande reportagem.
o prêmio de melhor releitura, melhor roteiro original, melhor direção, melhor post, melhor conceito e contextualização... deve ir pra Andrei. É praticamente o Pulitzer da categoria!
mas Bruno tava fantasiado de que mesmo?
ailton,
bem, minha interpretação é que ele tá de personagem de dança contemporânea morto com uma faca no pescoço, com o sangue escorrendo.
(esse povo da dança não gosta de usar esses paninhos pra representar sangue e coisa e tal?)
eu estou de cartaz de caes de aluguel, é obvio
Postar um comentário